sexta-feira, 2 de março de 2012

Ciência e Religião: dois caminhos que se cruzam


Cientistas descobriram que em lugares onde dois mares diferentes se encontram ( Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo), existe uma barreira entre eles. Essa barreira divide os dois mares de modo que cada mar tem sua própria temperatura, salinidade e densidade.


Por exemplo, o mar Mediterrâneo é morno, salino e menos denso, se comparado com a água do Oceano Atlântico. Quando a água do mar Mediterrâneo entra no Atlântico pelo Estreito de Gibraltar ( localizado entre a Espanha - Europa - e o Marrocos - África), ela se move várias centenas de quilômetros dentro do Atlântico a uma profundidade de aproximadamente 1.000 metros com sua própria temperatura, salinidade e menor densidade características. A água do Mediterrâneo se estabiliza a essa profundidade. A figura abaixo exemplifica o caso:



Isto quer dizer, a água do mar Mediterrâneo quando entra no Atlântico pelo estreito de Gibraltar, com sua própria temperatura, salinidade e menor densidade características, por causa da barreira que as distingue. As temperaturas estão em graus Celsius (C°). (Geologia Marinha, Kuenen, p. 43).

No Livro Sagrado dos Mulçumanos, o Alcorão, é mencionado que existe uma barreira entre dois mares que se encontram e que eles não a transgridem. Deus disse:

 Ele libertou os dois mares que se encontram. Existe uma barreira entre eles. Eles não a transgridem. (Alcorão, 55:19-20)

Mas quando o Alcorão fala sobre a divisória entre a água fresca e salgada, ele menciona a existência de “uma divisória proibitiva” com a barreira. Deus disse no Alcorão:

 Ele é Quem libertou os dois tipos de água, uma doce e palatável, e outra salgada e amarga. E Ele fez entre elas uma barreira e uma divisória proibitiva.   (Alcorão, 25:53)

Mas por que o Alcorão menciona a divisória quando falando sobre a divisão entre a água fresca e salgada, porém não a menciona quando falando sobre a divisão entre os dois mares?

A ciência moderna descobriu que em estuários, onde água fresca (doce) e salgada se encontram, a situação é de certa forma diferente da que ocorre quando dois mares se encontram. Foi descoberto que o que distingue água fresca de água salgada em estuários é uma “zona de picnoclina com uma descontínua densidade separando as duas camadas.Essa divisória (zona de separação) tem uma salinidade diferente da água fresca e da água salgada, como descrito abaixo:





Como se pode ver a seção longitudinal mostrando salinidade (partes por mil ‰) em um estuário. Podemos ver aqui essa divisória (zona de separação) entre a água fresca e a salgada. (Oceanografia Introdutória, Thurman, p. 301, com um pequeno aperfeiçoamento.)

Essa informação foi descoberta recentemente, usando equipamentos avançados para medir temperatura, salinidade, densidade, dissolubilidade do oxigênio, etc. O olho humano não pode ver a diferença entre os dois mares que se encontram, ao contrário, os dois mares nos parecem um mar homogêneo. Da mesma forma, o olho humano não pode ver a divisão da água em estuários de três tipos: água fresca, água salgada e a divisória (zona de separação).

Trecho do livro:“Um breve guia ilustrado para compreender o Islã.” Livro este disponível para download em inúmeros sites sobre Islamisno e também distribuído em Mesquitas no Brasil. Em Porto Alegre, pode-se visitar o Centro Islâmico de Porto Alegre na Rua Dr. Flores, 62, Sala 1001 – Centro Porto Alegre - RS Fone: (51) 3225-9415. E-mail: islamboy@islamboy.com.br. Web Site: www.islamboy.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário