sábado, 31 de março de 2012

A Onda: As doutrinas ideológicas e o mundo contemporâneo

Há anos o cinema alemão vem mostrando ao mundo sua ótima safra de filmes: “ Adeus Lenin”, “ A vida dos outros”, “A fita branca” (os mais badalados para dar exemplo). Terra de grandes diretores como Murnau, Fritz Lang, Herzog e Wenders, a Alemanha, como um dos mais importantes países do Continente europeu, exibiu ao mundo da sétima arte um filme perturbador e cheio de questionamentos: "A Onda" (“Die Welle”) de Dennis Gansel.  

Baseado em um acontecimento real, a película conta a história de um professor do Ensino Médio – vivido pelo ator Jürgen Vogel – que tem como intuito ensinar a sua turma, de um modo lúdico, os conceitos de Poder, Fascismo e Disciplina - Autocracia. O professor, então, se autodenomina o líder e escolhe o lema “força pela disciplina” e o nome de “A Onda” ao grupo criado.  “A Onda” tem símbolo, uniforme, saudação e premissas. O que aparentemente era para ser apenas um modo de ensino diferenciado do método de sala de aula convencional torna-se algo incontrolável. 


O filme tem inúmeras passagens que fazem o seu espectador refletir sobre um passado, tão recente no que diz respeito a História, que nos questionamos até que ponto o passado Nazifascista, que amedrontou o mundo no Século XX, está vivo. São abordadas questões como Racismo, Totalitarismo, Ideologia, Responsabilidade Histórica, Educação e limites.

Este é um filme que deve ser visto e revisto não só pelo seu conteúdo, mas pela metáfora que está por detrás do roteiro. Ótima escolha para fazer um debate em sala de aula! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário