quinta-feira, 29 de março de 2012

Dilma quer popularizar cinema

Para quem vive de audiovisual no Brasil, uma boa notícia foi divulgada pelo Governo Federal  no Diário Oficial da União esta semana: o Programa Cinema Perto de Você, idealizado para estimular a ampliação e diversificação de salas de cinema no Brasil e promover a exibição de filmes nacionais.

O Programa determina uma série de ações destinadas à melhoria do ambiente de negócios e da oferta de capital para os empreendedores cinematográficos. Uma das propostas da iniciativa é disponibilizar linhas de crédito e de investimento para a implantação de complexos de exibição, sobretudo em áreas com mais carência de salas de cinema.

Outra frente do Programa inclui medidas de desoneração fiscal para reduzir os custos de investimento e operação de complexos de cinemas, além de disponibilizar recursos para a abertura de salas por prefeituras e governos estaduais.

Mais uma medida que integra a iniciativa é o Projeto Cinema da Cidade, que pretende estimular a instalação de salas em áreas desprovidas de cinemas ou com poucos espaços de exibição. Nesses locais serão priorizados os filmes brasileiros.



Segundo dados da Agencia Nacional de Cinema (Ancine), o Brasil conta hoje com 2.200 salas de exibição. Apesar de esse número ter mais que dobrado desde 1997 (quando haviam cerca de mil salas), ainda está bem abaixo do parque cinematográfico do País em 1975: cerca de 3.300 salas, uma para cada 30.000 habitantes, sendo 80% em cidades do interior.

Apesar de só instituído agora, o Programa foi idealizado em 2010, a partir da Medida Provisória 491, que não foi votada pelo Congresso Nacional e acabou perdendo sua validade. A iniciativa foi reeditada pela presidenta Dilma Rousseff por meio da Medida Provisória 545, em 29 de setembro de 2011.

Torçamos para que tenha exito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário