quinta-feira, 8 de março de 2012

A verdade por detrás da data


A História do Dia Internacional da Mulher tem sua origem em Nova Iorque, no ano de 1857. História esta, que nada tem a ver com uma comemoração. Tudo inicia quando operárias de uma fábrica de tecidos decidem fazer uma greve geral. As grevistas, com o intuito de conseguirem melhores condições de trabalho e de salário, ocupam a fábrica. Naquela época, além de trabalharem mais de 15 horas por dia, as mulheres ganhavam 1/3 menos que os homens.



Todavia, a greve não teve um final feliz. A manifestação das operárias acabou em um massacre: as grevistas foram trancadas na fábrica e foi posto fogo no prédio. Cerca de 130 mulheres foram carbonizadas. Porém, há relatos de que as grevistas foram mortas acidentalmente, uma vez que não conseguiram sair da fábrica, tomada pelo fogo. Outra vertente, conta que a data nasceu na Rússia Pré 1917, no Regime do Czar Nicolau II, contra as más condições de trabalho e a fome exacerbada que o país sofria naquela época.

Anos após, em 1910, na Europa, o dia 08 de março, foi dado como a data de homenagem as mulheres, em memória a vida das grevistas.  Em 1975, a data tornou-se oficializada pelas Nações Unidas.

Hoje, ainda em muitos países, inclusive no Brasil, a mulher ainda sobre preconceito de inúmeras formas. Durante o Governo de Getúlio Vargas, a mulher conseguiu ganhar espaço na Sociedade, quando, em 1932, conquistou os mesmos Direitos trabalhistas que os homens, além do Direito ao Voto. Há pouco tempo, a mulher está amparada pela Lei Maria de Penha, contra os maus tratos dentro de casa.


Até hoje, como as mulheres, a verdadeira História do Dia Internacional da Mulher parece continuar um mistério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário