quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um "Conto chinês": belo e engraçado


Dirigido e roteirizado por Sebastián Borensztein, "Um conto chinês" é mais um ótimo filme de nossos hermanos argentinos que está em cartaz há mais de três meses em Porto Alegre, sendo o filme recordista de dias em exibição na capital gaúcha. Ricardo Darín, o grande nome do cinema latino atualmente, leva o público mais uma vez a aplaudi-lo pelo show de representação. A película é uma comédia leve e com conteúdo - como a maioria dos filmes argentinos, já que seus cineastas possuem um certo dom de fazer de assuntos cotidianos, grandes filmes. O protagonista, por exemplo, não dá um sorrido durante o filme todo e mesmo assim é um personagem extremamente atraente aos olhos do público.



O filme conta a história inusitada ocorrida na vida de um veterano da Guerra das Malvinas (ou Falklands) vivido por Darín - este é um homem de meia idade, sozinho, cheio de manias e ranzinza que é proprietário de uma ferragem em Buenos Aires. Sua vida é transformada no dia em que conhece o jovem chinês Jun (Ignacio Huang), que chega a cidade para encontrar um tio ( Jun decide ir a Argentina devido a um trágico ocorrido na China em que sua namorada falece após atingida por acaso por uma vaca que cai do céu, na hora em que o jovem iria pedir sua mão em casamento). Roberto (Darín) com pena do chinês ( Jun tem uma tatuagem no braço com o endereço do tio em Bs As), já que este foi roubado e jogado de um táxi  logo depois de chegar a Buenos Aires, decide levá-lo para a Embaixada para ajudá-lo a encontrar o tal tio ( aqui, nota-se que a burocracia está em todo mundo). Todavia, os planos não dão certo e Roberto leva-o até o endereço tatuado. Ao chegar na casa, o tio não reside mais lá e o dono atual da residência não tem nenhum contato do antigo proprietário. Sem ter para onde ir, Jun fica na casa de Roberto. A partir daí a história ganha um tom cômico e trágico, já que os dois não conseguem se comunicar : um só fala chinês e o outro somente espanhol. Porém, os dois fazem um trato: o rapaz tem 7 dias para encontrar o tal tio e ir embora. Até lá, ele começa a ajudá-lo em alguns afazeres domésticos e faz amizade com um "affair" de Roberto, Mari, estrelada por Muriel Santa Ana. 


 Ao longo do filme, o público começa a conhecer a vida de Roberto e seu hobbie por recortar reportagens bizarras de jornais de diversas regiões que um amigo o traz semanalmente e guardar em uma pasta. No desenrolar, vamos nos deparando com as diferenças culturais entre os dois personagens principais e um final que o público não prevê. 

"Um conto chinês" vale conferir por sua simplicidade, pela originalidade da história - baseada em fatos reais ( aliás a verdadeira história é relatada nos créditos finais), pela perfeita costura que é dada a trama e pelo carisma de Ignacio Huang e por Darín, sem dúvidas. Viva o cinema argentino!


Titulo Original: Un Cuento Chino
Gênero: Comédia e Drama
Duração: 93 min.
Origem: Argentina e Espanha
Estreia: 02 de Setembro de 2011
Estreia em DVD: 13 de Dezembro de 2011
Direção: Sebastián Borensztein
Roteiro: Sebastián Borensztein
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2011
Elenco
Ricardo Darín
Muriel Santa Ana
Ignacio Huang
Javier Pinto
Julia Castelló Agulló
Enric Cambray



Nenhum comentário:

Postar um comentário