segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"A Separação": Ode ao cinema do Oriente

Desde o ano passado não assistia um filme tão intenso quanto " A Separação", película iraniana dirigida pelo ótimo Asghar Farhadi (de "Procurando Elly"). "A Separação", o primeiro filme na História do Festival de Berlin a ganhar os 3 principais prêmios e que já tem no currículo mais de 20 premiações ao redor do mundo.


Como quase todos os filmes do Irã, o de Asghar é mais um de uma safra de ótimos filmes que mostram histórias comuns que ocorreriam em qualquer parte do mundo, porém com uma pitada que poucos conseguem acrescentar na receita da sétima arte. A trama gira em torno da família de Nader (Peyman Moadi) e sua mulher, Simin (Leila Hatami) que pede a separação, pois este não aceita ir com ela e a filha do casal, Termeh (Sarina Farhadi - filha de Asghar Farhadi), para o exterior. Nader não tem com quem deixar seu pai, vivido pelo ator Ali-Asghar Shahbazi, que sofre de Alzheimer. Simin, então deixa a casa e retorna a casa dos pais. A filha do casal fica com o pai e o avô. No desenrolar, pois não tem quem cuide de seu pai, Nader decide contratar Razieh (Sareh Bayat)- que "oculta" sua gravidez do patrão e o novo trabalho ao seu marido (Shahab Hosseini). A partir daí, inicia-se uma história onde, em muitas vezes, o espectador se pergunta em que lado a verdade está.




Com personagens densos e com personalidades fortes, o diretor nos apresenta um dos melhores filmes já feitos nos últimos anos. O "ocultismo" político, social e de gênero fica evidente aos olhos daqueles que presenciam nos noticiários o que acontece no Irã contemporâneo de Mahmoud Ahmadinejad. "A Separação" é um filme que deve ser visto e revisto, não somente por se tratar de uma obra-prima, mas, sem dúvida, para deparar-se com assuntos de um país tão estigmatizado por seus costumes.


Além da história intrigante, a performance do elenco é arrebatadora. Já nos primeiros diálogos entre os atores Leila Hatami e Peyman Moaadi, nota-se o que vem por diante: um filme que prende o espectador até o final.  Farhadi  escolheu o elenco perfeitamente desde a personagem da pequena Kimia Hosseini - que vive a filha  de Razieh, até mesmo a atuação de Ali-Asghar Shahbazi. Os atores Peyman Moaadi e Shahab  Hosseini já haviam trabalhado com o diretor em "Procurando Elly" e Leila Hatami é filha de um dos grandes diretores iranianos: Ali Hatami. "A Separação" é um filme que se faz necessário assistir por inúmeros motivos. E há apenas um motivo de não vê-lo: quem não gosta de um bom cinema.



FICHA TÉCNICA
Diretor: Asghar Farhadi
Elenco: Leila Hatami, Peyman Moaadi, Shahab Hosseini, Sareh Bayat, Sarina Farhadi, Babak Karimi, Ali-Asghar Shahbazi, Shirin Yazdanbakhsh, Kimia Hosseini, Merila Zarei ED Hayedeh Safiyari
Produção: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Fotografia: Mahmoud Kalari
Duração: 110 min.
Ano: 2011
País: Irã
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: Asghar Farhadi
Classificação: 12 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário