sábado, 30 de julho de 2011

Copa de 2014

Já sinto futebol no ar...A Copa do Mundo FIFA de 2014, começou para o Brasil hoje, pelo menos é o que parece, com a "festa" da escolha das chaves para as Eliminatórias do mundial que ocorrerá pela segunda vez em Terras Brasilis,  (porque as obras que são essenciais...nada...). A cerimônia contou com a nata da politicagem-futebolística de diversos países. Já de início, o francês e presidente da FIFA, o Godfather, Joseph Blatter, pediu para nós, ou melhor, aqueles que nos representam, os políticos, que façamos uma Copa do Mundo bem feita! Mas nem precisa pedir, né Monsieur Blatter. Conseguimos mostrar várias de nossas características Tupiniquins durante o evento. 


A começar pelo tempo de duração da cerimônia que era para ser de 105 minutos e foi mais de 2 horas...Nossas músicas também foram exaltadas por nossos artistas, Ivete Sangalo e o Master Internacional Brazilian Singer, Ivan Lins (para quem não sabe, Lins é um dos cantores mais conhecidos mundo a fora nascido no Brasil ). Porém, nem nossa malemolência musical conseguiu deixar africanos, europeus e asiáticos "animados", o retrato era tédio...Até nuestros hermanos argentinos dormiram (Julio Grondona, Presidente da AFA, estava sonhando durante a cerimônia, talvez sonhando com o novo Técnico da Argentina).


O evento custou a bagatela de 30 milhões! 30 milhões gastos em 2 horas. Dinheiro que, por cima, poderia ter sido investido para comprar remédios para os Postos de saúde. Ou arrumar os inúmeros telhados de escolas pelo Brasil que quando chove, as crianças tem aula em meio a bacias e baldes, para conter a água que cai - isso quando chove pouco.

Quando nos deparamos um esse valor, ficamos de cara, porque sabemos que isso é uma quantia que poderia ser gasta com coisas mais importantes, isso não tem dúvida. Não somos europeus. Lá as necessidades são outras. Aqui ainda necessitamos do básico: água encanada, esgoto, moradia, alimentos, educação e saúde dignas. São 11 milhões de brasileiros vivendo em condições como as dos países mais pobres do mundo e abaixo da Linha de Pobreza estabelecida pelas Nações "EUA & Co" Unidas. 


Para compararmos a dimensão da miséria no Brasil, é como se toda a população de países como Portugal, Grécia, Bélgica, Cuba, República Tcheca e Tunísia, por exemplo, já que são países com uma média de 11 milhões de habitantes, vivessem em condições sub-humanas. Não podemos negar, que para o Brasil, uma Copa do Mundo, enaltece nosso ego, mas para que, realmente, queremos isso, se o que está embaixo do nariz de nossos governantes, é ignorado por eles?


Mas a Copa trará muita gente para a Terra da Alegria, até porque, nossos conhecidos por sermos um povo hospitaleiro, querido e feliz. Não importa se o Governo rouba, se a roupa que usamos é cara porque importamos algodão (mesmo que sejamos um dos maiores produtores desta matéria-prima, mas a vendemos para o exterior, por um preço mais atrativo do que o nacional) ou se as frutas que comemos é o refugo do que é mandado a países desenvolvidos (mesmo assim é um absurdo o preço - porque a máxima " a preço de banana", há muito tempo já não é bem assim...é mais barato comprar banana na Argentina do que aqui!) Tudo está invertido neste país e ELES terão de provar de que somos capazes de gastarmos uma montanha de dinheiro para que os OUTROS desfrutem do dinheiro retirado e roubado dos NOSSOS bolsos para que esteja tudo pronto para 2014.

Não importa ao mundo saber que tem gente que passa fome, crianças escravas, hospitais lotados de doentes no Brasil, ELES virão apreciar o mais lindo e amistosos esportes do planeta. Uma vez que só o futebol consegue unir pobres e ricos, amigos e inimigos em uma só voz. Após o domingo da Final, a segunda virá e nossa rotina continuará a mesma...E o Brasil...Esse já não sei...Algo mudará....Pelos menos os estádios de futebol ficarão para nós curtimos nossos estaduais com ingressos a preços exorbitantes. A mudança não virá com a Copa do Mundo, ela virá através de nós mesmos, donos desta terra, basta tomarmos consciência de somos donos do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário