sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Buenos Aires em 7 dias

A capital da Argentina é um pedaço do planeta especial, não apenas suas construções, sua gente, sua música, mas exatamente pelo seu nome - Buenos Aires. O ar portenho é algo mágico, que contagia quem pisa naquele solo. Em Bs As se respira arte, futebol, pobreza, beleza, riqueza. Enfim, encanto é a palavra correta para descrever uma das maiores e mais queridas capitais do mundo. Fui a Buenos 2 vezes, e se dependesse, iria toda hora. Segue abaixo um roteiro de 7 dias para quem quer desfrutar da capital dos hermanos sem perder o que a cidade oferece de melhor ao turista.

DIA 1 - San Telmo

É recomendável conhecer este que é o bairro mais antigo da cidade no domingo, devido a Feira de Antiguidades que nele ocorre. Além de shows de Tango ao ar livre, lojinhas de antiguidade de todas as espécies e preços e cafés encantam o lugar. É possivel visitar a casa da personagem Mafalda de Quino, na Calle Chile
371 esquina com a Calle Defensa.

DIA 2 - Recoleta

Bairro de Classe Alta da capital, a Recoleta oferece ao turista inúmeros passeios como o Cemitério da Recoleta onde se encontram os túmulos de diversos políticos da História Argentina como Evita Péron e presidentes como Rivadavia, Mitre, Torcuato de Alvear e Avellaneda.


Há o Centro Cultural Recoleta, com lojas, sorveterias e arte moderna.  A floralis Generica, o Museu Nacional de Belas Artes, inaugurado em 1896, e que possuem em seu acervo Picasso, Goya, Renoir, El Greco, Rodin, Kallo, Degas, Pollock e Cézanne. A Faculdade de Direito e Ciencias Sociais da Universidade de Buenos Aires; a Basílica Nossa Senhora de Pilar; o Palais de Glace, entre outros como diversos parques e o prédio matriz da Tv Pública da Argentina.


DIA 3 - Palermo

Também considerado bairro nobre de Bs As, Palermo é um charme. Com vários parques, abriga o Zoológico da cidade, considerado um dos maiores do planeta e com um preço bem acessível. Além do Rosedal, Planetário, Embaixadas de diversos países e os famosos Bosques de Palermo. Há pelo caminho, assim como em toda cidade, monumentos lindíssimos, como “A Magna Carta e as Quatro Regiões Argentinas”, presente dos espanhóis e que possui 25 metros de altura.

Palermo é um bairro para se conhecer e sem ter nenhuma programação marcada, já que é um espaço para respirar muito ar puro em algum dos parques espalhados pelo bairro e apreciar a tranquilidade de um bairro de uma grande metrópole.


DIA 4 - La Boca

Aos apreciadores do futebol argentino a grande pedida é o bairro boemio de La Boca, terra do Tango e do futebol. La Boca, em 1882, era habitado quase que totalmente por imigrantes genoveses e se tornou um dos bairros mais visitados de Bs As.


 Lá pode-se encontrar o Estádio Sagrado por uma grande parcela da população argentina - La Bombonera, casa do Boca Junior, time que consagrou e endeusou Diego Maradona. O bairro respira futebol e tango por suas ruas sujas e movimentadas seus sentidos se perdem entre trágicos tangos tocados nas ruas e cantos da torcida do Boca, sendo entoados pelas diversas lojas do Clube espalhadas pelo bairro. Há muitos restaurantes, além do Porto, do Museu de Cera e um Centro Cultural, pertinho do Caminito.

Em La Boca é recomendado pela Polícia del Turista, que se anda apenas no perímetro turístico, nada de adentrar no bairro. Já que La Boca é periferia.

DIA 5 - Puerto Madero

 O bairro é centro moderno e financeiro da capital. Lá pode-se comer e beber muito bem, mas com dinheiro no bolso. É onde se encontra o Hilton Buenos Aires,  o Tranvía del Este ou “Puerto Madero Tramway” é uma línha férrea de 2 km que corta o bairro, a Puente de La Mujer, e muitas edificações que contrastam e muito com o resto da cidade.


 Quem vai a Puerto Madero segue mais um pouco ao sul e chega na Costanera Sur, um lugar mágico e tranquilo com o Parque Natural Costanera Sur e a Reserva Ecológica, lugares para caminhar e curtir um fim de tarde.

DIA 6 - Retiro

 Retiro é um bairro tradicional de Bs As. Com diversos monumentos é uma área cheia de sombra na qual se localiza a Plaza San Martín, a segunda mais importante praça da cidade. Perto dali, está o Palácio San Martín uma edificação do início do Século XX  e fica aberto às quintas e sextas feiras para visitas guiadas, do outro lado  da Praça está a Basílica del Santísimo Sacramento, ao seu lado Edificio Kavanagh. Há, também Museu de Arte Hispanoamerico, Calle Florida - com suas lojas maravilhosas, o Centro Cultural Borges, que se localiza dentro das Galeiras Pacífico, o Monumento aos caídos na Guerra das Malvinas e a Torre dos Ingleses.

DIA 7 - Centro

Para mim, a parte mais linda da cidade. Casa Rosada, Teatro Colón, Obelisco, Avenida Corrientes, Mayo, 9 de julio, Cabildo, Plaza de Mayo, Banco de la Nacion, Catedral Metropolitana, Teatros, Cinemas de rua, livrarias, El Ateneo. Vários prédios históricos, ruas movimentadas, lojas 24 horas.


DICAS

1- Tomar Pomelo - suco ou gaseosa,
2- Ir na Sorveteria Freddo,
3- Andar de subte - principalmente a Linea A - primeira da AL,
4- Andar de Colectivo - um barato!
5- Ir a noite no Obelisco e andar na 9 de Julio,
6- Visitar o Congresso Nacional - Casa Rosada é numa ponta e o CN na outra - Avenida de Mayo,
7- Café Tortoni - na Avenida de Mayo,
8- Comer Medias Lunas e Panchos,
9- Conversar com um Portenho,
10- Sentar e assistir a algum protesto na Plaza de Mayo em frente a Casa Rosada,
11- Tomar cuidado na Calle Florida, já que é um dos lugares onde mais assaltam turistas na capital,
12- Faça quase todo o roteiro a pé! O bairro mais longe de todos é La Boca, é só ir de ônibus, não há subte até lá,
13- Tente ir em algum estádio de futebol,
14- Passe uma tarde em algum dos parques da cidade e sinta Bs As e seu povo,
15- Não vá com a ideia de que argentino é metido, eles tratam as pessoas muito bem e com educação.
16 - Cerveja é super barata! Já refrigerante é um absurdo de caro em comparação ao Brasil,
17 - Não se come como no Brasil, a comida é bem diferente da nossa. Quando se vai a um restaurante, pede-se o prato principal, Pollo e Papas, por exeplo, e alguma outra guarnição,
18- Há vários hostels na cidade com preços que variam entre 12 a 18 dólares com café incluso.








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário