terça-feira, 20 de maio de 2014

O trânsito no Oriente Médio

Hoje resolvi escrever sobre o sistema de transporte no Oriente Médio.

Começo falando pelo Metrô de Dubai. O sistema de metrô da cidade é simplesmente maravilhoso - também, ele se destaca por ser o metrô mais luxuoso do mundo. A cidade possui mais de 40 estações (são duas linhas: vermelha e a verde) e cada estação parece uma galeria de arte ou um aeroporto pelo sua arquitetura. São lindas, climatizadas, limpas e organizadas. É um ponto turístico como a Linha A de Buenos Aires (obrigatória sua visitação). O sistema de informação é audiovisual e bilingue (arabe-ingles). Então não há preocupação de se errar a estação que se deseja descer. Além disso, a segurança é realizada por meio de cameras e policiais, dedicados exclusivamente ao metrô, fazem o monitoramento das linhas. Os trilhos são monitorados por sensores que, caso reconheçam algo errado, diminuem a velocidade automaticamente dos vagões. 


O sistema é controlado por computador e não há maquinista. Assim, a parte da frente do primeiro vagão é a mais disputada para quem deseja ficar admirando a vista durante o percurso - principlamente nas rotas de superficie. Há vagões exclusivos para mulheres e crianças, portadores de necessidades especiais e cabines chamadas gold - de luxo - para quem quiser viajar com mais conforto...Mais conforto do que os vagões "normais" ofecerem... 

Existem várias restrições e multas, caso o usuário não seja um cidadão respeitável. É proibido fumar, dormir, comer e beber no interior dos vagões e das estações - nem pense em deixar migalhas de salgadinho no chão do metrô. É multa na certa!

Tá mas e o preço para se andar nesta belezura? As tarifas variam conforme os trechos e custam a partir de 1,80 dhs (cerca de R$1,00) na cabine normal e 3,60 dhs (mais ou menos R$2,00) na classe Gold (luxo). Sim, acredite! Estes valores são para partidas e chegadas numa mesma zona do sistema. No site oficial do metrô é possível fazer uma simulação com os trechos desejados para se ter conhecimento do valor exato do custo da passagem. 

O horário de funcionamento do metrô varia de acordo com o dia da semana:
Sábado à quarta-feira: 5:50 a 00:00
Quinta-feira: 5:50  a 01:00
Sexta-feira: 13:00 a 1:00

Outro sistema muito utilizado de transporte é o táxi - esse é uma piada o valor da corrida. Já que o preço da gasolina na cidade é 0,70 centavos de real o litro...Há táxis exclusivos para mulheres digiridos por taxistas mulheres e identificados pela cor rosa. Todavia, se você é mulher pode pegar um táxi que não seja exclusivo - sem problema. 

Mas quem gosta de conhecer um lugar e ver como é o cotidiano de seus habitantes, pode-se aventurar pegando um dos 500 ônibus espalhados pela cidade que possuem conexão com as linhas de metrô. E não pense que, em pleno o verão de 45 graus de Dubai, você ficará esperando ao Sol o ônibus chegar. Todas as paradas de ônibus são cabines climatizadas. 


Outra alternativa é alugar um carro (muito barato), fazer longas caminhadas ou alugar uma bicicleta. Caminhar por Dubai é otimo! As estradas e avenidas no pais são muito bem estruturas e oferecem segurança aos motoristas.

O trânsito de Dubai flui e nos horários de picos há muitos carros circulando, mas nada que faça você meter a mão na buzina desejando que seu carro criasse asas e voasse. Diferentemente do sistema de trânsito e transporte de Amã. 

A capital da Jordânia o lema para se dirigir é: "Cada um por si. E salve-se quem puder". O número de carros batidos e arranhados é imenso. Por onde você olhar conseguirá avistar um carro assim. Não há metrô na cidade - apesar que existe um projeto, há anos, para a construção de um metrô (fico pensando como seria um sistema deste em uma cidade montanhosa como Amã) - e os onibus são antigos. A melhor maneira de se locomover é por táxi. Os pedestres se arriscam ao atravessarem as ruas, já que quase não existe faixa de pedestre. O que existem são passarelas, mas não o suficiente, claro. 

Buzinar é a mania dos motoristas por aqui. Se buzina por tudo! Para o carro da frente andar mais rápido, para avisar que o sinal a sinaleira está verde (eles buzinam antes de mudar a cor!), para cumprimentar alguém ou, meramente, buzinam. E não é raro ver um carro se atravessar do nada na sua frente porque o motorista avistou um amigo na rua. Eles param para conversar na via.   


Quase não se vê moto. As que existem são de empresas de entrega e da polícia - as motocicletas da polícia da Jordania são iguais as da polícia dos EUA. Dirigir e falar ao celular é tão comum como fumar por aqui. O que parece é que não existem leis de trânsito. Se atravessa o sinal vermelho, se buzina em frente a hospitais, se dirige ultrapassando o limite de velocidade, se estaciona nas calçadas - um dia desses um carro do Governo estava estacionado em cima da calçada deixando totalmente a via sem passagem para os pedestres que se arriscavam passando ao lado dos carros. Aqui, também, existem uma espécie de táxi coletivo. São carros que transportam passageiros com um destino já fixo por um valor muito menor se você fosse sozinho até o destino requerido com um táxi normal ou ônibus. 

Tudo que ocorre em Amã, ocorre nas grandes cidades do Brasil, mas parece que aqui são mais frequentes. Ou melhor, rotineiras. E não somente na capital, mas em outras cidades da Jordânia (sejam pequenas ou grandes cidades). Muitas pessoas me disseram que não era assim. O trânsito e a educação no trânsito mudaram com o imenso número de estrangeiros , ou melhor, refugiados que começaram a chegar fugidos das guerras em países da região (Iraque – pós invasão dos EUA, Siria – Guerra Civil, Palestina – expansionismo Israelense). Como ouvi: “É o preço que a Jordânia paga por ser pacífica”. 

Mas nem tudo é caótico por aqui, há algo muito interessante na Jordânia que no Brasil é visto como perigoso: a carona. É muito comum ver pessoas pedindo carona nas ruas e muitos motoristas atendem os pedidos. Na maioria são senhoras, crianças (indo ou saindo para estudar) ou trabalhadores. Há um sentimento muito grande entre o povo daqui de acolhimento e cooperação entre eles. Precisa de algo? Nós te ajudamos! E isso é em tudo. Mesmo que você tenha pouco, seu pouco pode ser compartilhado e ajudar uma segunda pessoa.

Amã, Dubai, Jerash, DayrAllah, Abu Dhabi, Al Salt são os contrastes desta terra cheia de distinção e semelhança com o Brasil. O que me faz ver que estamos no meio do caminho entre atrasado e o moderno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário