terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Palestrantes do "Fonteiras do pensamento" 2013

Acaba de ser lançado os nomes de alguns palestrantes que estarão presentes no "Fronteiras do pensamento" edição 2013 em Porto Alegre.
 
 
Karen Armstrong, 6 de maio
 
Historiadora britânica considerada uma das mais respeitadas estudiosas de questões religiosas. Nascida em Worcestershire, na Inglaterra, em uma família de ascendência católica irlandesa, Karen se dedicou à vida religiosa na juventude, e chegou a fazer votos como freira na Sociedade do Sagrado Menino Jesus. Depois de quatro anos, abandonou a vida no convento e se dedicou à academia. Seu interesse pelo tema dos fundamentos morais e filosóficos comuns entre o cristianismo e, em suas palavras, suas religiões irmãs, o judaísmo e o islamismo, desenvolveu-se enquanto trabalhava como apresentadora de documentários para o Channel Four. Nos anos 1980, viajou a Jerusalém para uma produção sobre a vida de São Paulo. Ela já chamou a estada na Cidade Santa como definidora para seus trabalhos subsequentes, como Uma História de Deus (1993), Jerusalém: Uma Cidade, Três Religiões (1996) e biografias de São Paulo (1983), Buda (2001) e Maomé (1991). Em 2008, agraciada com US$ 100 mil concedidos pelo TED Prize, deu início à Charter for Compassion, iniciativa focada na promoção de paz e concórdia entre diferentes visões religiosas.
 
Marina Silva, 27 de maio
 
Uma das pioneiras em trazer para a esfera pública questões sobre ecologia, Marina Silva é historiadora e pedagoga e foi companheira de Chico Mendes na luta pela preservação dos seringais amazônicos. Duas vezes senadora pelo PT do Acre, foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula, de 2003 a 2008. Em 2009, filiou-se ao PV, pelo qual concorreu à Presidência em 2010. Trabalha hoje para criar um novo partido, o Rede Sustentabilidade.
 
Manuel Castells, 10 de junho
 
Sociólogo espanhol, é um dos principais pensadores da era da informação globalizada e de suas consequências na sociedade, na cultura e no espaço urbano. De orientação marxista clássica em seus primeiros trabalhos, dedicados à sociologia das metrópoles, tornou-se um pesquisador das transformações provocadas pela internet. É autor de mais de 20 livros, entre eles a trilogia A Sociedade em Rede, O Poder da Identidade e A Galáxia da Internet.
 
António Damásio, 24 de junho
 
Neurocientista português radicado nos Estados Unidos, onde leciona na Universidade do Sul da Califórnia, desenvolve pesquisas sobre o papel das emoções na cognição social e na tomada de decisões. Busca entender como o cérebro processa a memória e a linguagem, analisando também a base cerebral dos comportamentos sociais. Tem publicados no Brasil, entre outros, os livros E o Cérebro Criou o Homem e O Erro de Descartes.
 
Kwame Appiah, 12 de agosto
 
Filósofo e pensador da cultura africana e afro-americana nascido em Londres e criado em Gana. Eleito um dos principais pensadores globais pela revista Foreign Policy, em 2010, leciona na Universidade Princeton. Seus interesses envolvem ainda história intelectual e estudos literários e culturais. Entre seus livros, foram publicados no Brasil O Código de Honra - Como Ocorrem as Revoluções Morais, Na Casa de meu Pai - A África na Filosofia da Cultura e Introdução à Filosofia Contemporânea.
 
Peter Singer, 26 de agosto
 
Filósofo moral nascido na Austrália, tornou-se mundialmente célebre em 1975 com a publicação de Libertação Animal, livro que se tornou a bíblia do movimento pelos direitos dos animais. O termo "especismo" passou a ser amplamente utilizado para definir a discriminação contra seres não humanos. Também publicou no Brasil os livros Ética Prática e Um Só Mundo - A Ética da Globalização, ambos pela editora Martins.
 
Leymah Gbowee, 9 de setembro
 
Uma das três vencedoras do Prêmio Nobel da Paz, em 2011, ficou conhecida como Guerreira da Paz. Liderou um movimento de mulheres durante a segunda fase da guerra civil da Libéria (1999 - 2003). Unindo cristãs e muçulmanas, organizou manifestações, incluindo uma greve de sexo. O esforço ajudou a levar ao poder Ellen Johnson Sirleaf, também vencedora do Nobel da Paz, em 2011, a primeira mulher eleita chefe de Estado na África moderna.
 
José Ramos-Horta, 30 de setembro
 
Jurista de formação, nascido no Timor Leste, foi, durante anos, um dos principais porta-vozes internacionais da causa da libertação de seu país, primeiramente do jugo colonial português e, após 1975, da ocupação indonésia, que durou até 1999. Pela campanha pelo fim da invasão, recebeu em 1996 o Prêmio Nobel da Paz. Depois da retirada indonésia, foi primeiro-ministro do país de 2006 a 2007 e o segundo presidente timorense, de 2007 a 2012.
 
 
 
Perry Anderson, 14 de outubro
 
Historiador e ensaísta britânico, é um dos principais analistas do marxismo, tendo discutido em suas obras ideias de Marshall Berman, Sartre, Isaac Deutscher, Louis Althusser e Antonio Gramsci, entre outros. Em 1962, tornou-se editor da New Left Review, cargo que ocupou por mais de 20 anos. Sob sua coordenação, a revista tornou-se uma das mais influentes publicações europeias. Entre seus livros, incluem-se Linhagens do Estado Absolutista e Espectro: Da Direita à Esquerda no Mundo das Ideias.
 

Paul Zak, 4 de novembro
 
Norte-americano, Zak é professor de Psicologia Econômica e Administração na Claremont Graduate University, na Califórnia. Com formação em matemática e economia, é um dos fundadores do campo de estudo da Neuroeconomia. Destacou-se ao postular a influência do hormônio oxitocina no despertar da sensação de confiança em aspectos das relações humanas como a economia e a moralidade.
 
Programe-se
 
Confira como adquirir seu passaporte para acompanhar as conferências do ciclo de altos estudos Fronteiras do Pensamento, a partir de maio:
 
- O Fronteiras do Pensamento será realizado em 10 encontros no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110), em Porto Alegre.

- O passaporte para todas as palestras da edição 2013 custa R$ 925 (parcelados em até 5x sem juros no cartão de crédito). Como já foi feito em outras edições, não serão vendidos ingressos para palestras avulsas.

- Os passaportes podem ser adquiridos pelo telefone (51) 3019.2326, pelo site oficial do evento (www.fronteiras.com) e nos seguintes pontos de venda: nas livrarias Palavraria (Vasco da Gama, 165) e Bamboletras (Lima e Silva, 776, Loja 3) e no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698).

- Alunos de edições anteriores do Fronteiras e médicos cooperados da Unimed Porto Alegre têm 20% de desconto.

- Ao final do curso, os alunos com no mínimo 75% de presença recebem um certificado de participação de 20h em curso de extensão chancelado pela UFRGS.
 
- Pode-se acessar www.fronteirasdopensamento.com.br/  para se ter mais informações também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário