sábado, 17 de novembro de 2012

Dica de Viagem: Foz do Iguaçu

Uma das cidades que recebe mais turistas no país é Foz do Iguaçu. Localizada junto à fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina (oeste do Paraná) Foz é uma cidade que se deve conhecer pela sua gente e pelas suas belezas.

Quem chega na cidade, a primeira impressão é que é uma cidade como qualquer outra. Foz do Iguaçu é uma das cidades mais importantes turisticamente falando na América Latina. É berço de uma das obras mais lindas criadas por Deus na Terra: As Cataratas do Iguaçu. A emoção ao se aproximar das quedas d’agua é impar. Porém, Foz não é somente Cataratas.

Ao andar pelas ruas, parece que se está numa Torre de Babel. Ouve-se português, espanhol, árabe (2ª maior colônia de árabes do Brasil com cerca de 30 pessoas), japonês, inglês...Uma miscelânea de idiomas e culturas entrelaçadas numa cidade calcada no concreto e no calor fronteiriço do Brasil.  Pode-se ver igreja, mesquita, templo budista, tudo convivendo harmonicamente. Há restaurantes de comida japonesa, árabe, italiana, churrascarias...Comida para todos os paladares!

Dá para se conhecer Foz do Iguaçu em 3 dias. Um roteiro bom e barato ao bolso. Há hotéis bons e acessíveis. Linhas de ônibus levam aos pontos turísticos da cidade e também atravessam a ponte da Amizade para quem quer fazer compras no Paraguai. Segue um roteiro básico para desfrutar de Foz do Iguaçu.

Parque Nacional do Iguaçu
O parque onde estão localizadas as Cataratas é tombado como Patrimônio Natural da Humanidade.  Além de visitar as quedas, os turistas podem fazer trilhas e atividades de ecoaventura, como rapel, rafting e passeios de barco em meio às quedas (para quem não tem medo) . É possível sobrevoar as Cataratas de helicóptero num passeio que dura mais ou menos 30 minutos, mas bem salgado ao bolso.
O valor para entrar no Parque varia de acordo com a residência do turista (cidade, Estado e país). Para moradores do RS custa pouco mais de 24,00. Há transporte (há ônibus que levam até as Cataratas – 15 km de distância de entrada do Parque), lojas e restaurantes no Parque.

Outro passeio muito interessante e pertinho do Parque Nacional é o Parque das Aves.
Aqui, os turistas ficam de frente com pássaros de inúmeras espécies (média de 900 espécies). É um passeio lindo! O trajeto por meio de trilhas com mata nativa é um convite a parte em um dos maiores parques do mundo. Dentro do Parque das Aves podemos ver um borboletário, viveiros de aves, saguis, beija-flores e répteis. No Parque também há estacionamento, lanchonete e loja de souvenirs. O passeio leva em média 1 hora e meia. O valor também varia com o local de residência do turista (Brasileiros: R$ 20,00).


Hidrelétrica de Itaipu

Uma obra faraônica. Esta é a frase que resume Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. Esta gigante, construída pelos Governos de Brasil e Paraguai está localizada dentro do Complexo Turístico de Itaipu. Neste local, nos deparamos com a natureza em si e também podemos visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e assistir à Iluminação da Barragem, que é um show esplendoroso.Os preços variam com o que se quer visitar.


Marco das Três Fronteiras
Local que faz a divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Aqui, o turista pode contemplar os três marcos concomitantemente, e o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Um belo lugar para sentar e relaxar.

Mesquita Omar Ibn Al Khattab


Construida com ajuda da comunidade islâmica de Foz, a Mesquisa está localizada na Rua Palestina, 680 - Jardim Bandeiras e é datada de 23 de março de 1983. Seu nome é em homenagem a um dos grandes nomes da história muçulmana, Omar Ibn Al-Khatab. Sua visitação pode ser feita diariamente e totalmente de graça. Há visitas guiadas.

Templo Budista


Localizado na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 - Jardim Califórnia - o Templo Budista de Foz do Iguaçu é um local de orações da comunidade oriental que reside na cidade. O templo possui uma sacada, na qual podem ser avistados o rio Paraná, a Ilha Acaray, a Ponte da Amizade, o centro de Ciudad del Este (Paraguai) e parte de Foz do Iguaçu.


Foz do Iguaçu ainda possui outros atrativos como prédios históricos, praças...Além disso, quem visita Foz sempre dá uma passada em Ciudad del Este, a vizinha paraguaia famosa por ser o ponto de compras de ambulantes de todo o Brasil. Só se deve ter cuidado ao andar pelas ruelas da cidade. Gente esperta de olha em você é o que não falta por lá.

 

Um comentário: