sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os Monumentos mais diferentes da Terra


Quando pensamos em monumentos famosos ao redor do mundo, na maioria das vezes, nos vem a mente:  Pirâmides do Egito, Taj Mahal (Índia), Torre inclinada de Piza (Itália), os Moais (Ilha de Páscoa), Obelisco (Buenos Aires), Pirâmide de Vidro (Paris)...Enfim, todos os monumentos possuem um significado, seja um presente à cidade, a um herói, a uma paixão. Mas, alguns monumentos acabam sendo um pouco estranhos aos nossos olhos. Sejam por criarem ao espectador provocação, confusão... É claro, que todos, tornam-se ponto turístico da cidade onde estão localizados. Abaixo, podemos ver algumas esquisitices e genialidades monumentais localizadas em diversos lugares do mundo:  

Galeria Subaquática Jason de Caires Taylor - Caribe

Debaixo das águas cristalinas do Caribe, centenas de esculturas atraem nova vida marinha ao fundo do oceano caribenho. É um trabalho de arte confluente com a conservação ambiental, em que a instalação “Silent Evolution”, de Jason deCaires Taylor, se transforma em recifes artificiais para milhares de espécies marinhas. A galeria silenciosa é uma série de esculturas que foram construídas para promover a consciência da preservação e servem como um recife artificial. Criadas pelo escultor Jason de Caires Taylor, as esculturas pouco usuais são acessíveis apenas por mergulhadores, ou visíveis através de um barco com fundo de vidro.


Saint Wenceslas montado num cavalo morto - Praga - República Tcheca


Saint Wenceslau, é conhecido como o patrono da região da Bohemia, na República Tcheca. A estátua o coloca montado num cavalo morto, de ponta cabeça, amarrado pelos pés. O autor desta escultura, David Cerny (1967), parodiou a estátua original, que fica em frente ao museu Nacional de Praga, esta sim com Saint Wenceslas de fato montado num cavalo.

Este monumento trás pesadelos a crianças pequenas desde 1546. Ninguém sabe realmente a razão para a estátua ter sido erigida, mas existem muitas lendas acerca da estátua canibal. A estátua do Comedor de Crianças está a enfiar um bebé na boca enquanto que três outros bebés observam em horror, a esperar o seu destino. Se ficar alojado numa casa de férias em Bern não poderá perder a chance de tirar uma fotografia a este monumento bizarro.

Memorial do Renascimento - Bucareste - Romênia 

Alexandru Ghildus não poderia ter desenhado algo mais abstrato ou um monumento menos atrativo do que o Memorial do Renascimento, que se encontra na capital da Romênia, Bucareste. O monumento é composto por uma coroa de vime trespassada por um pilar de mármore pontiagudo.


Foi revelado em 2005 e serve para comemorar a derrubada do Ditador Comunista Nicolae Ceauşescu em 1989, mas não foi muito popular entre o povo local. Os Romenos deram alcunhas bizarras ao monumento, tal como “espetada de batata” ou “donut no espeto”.

A cidade de Fengdu - China

É uma cidade-fantasma feita de um complexo de templos budistas e taoístas, e uma espécie de necrópole. Está adornada com estátuas de demônios macabros e desmembramento de seres humanos. Alguns de seus pontos turísticos têm nomes assustadores, como "Torre do último olhar para casa", "Ponte nada a fazer" e "Passagem da tortura de fantasmas".






Hoje, a área é uma cidade fantasma, já que a enorme barragem das Três Gargantas foi concluída em 2009, inundando as moradias vizinhas. Com este fato, os moradores da região foram obrigados a se deslocarem.A antiga Fengdu lembra mais um cenário de guerra. Por todos os lados nessa conhecida cidade localizada nas margens do rio Yangtsé, no sul da China, só se vêem pedras e ruínas. 


Estátua de Genghis Khan montado num cavalo - Tsonjin Boldog -Mongólia


O mongol Genghis Khan (1162-1227), foi um dos maiores conquistadores e imperadores da História. A 40 metros de altura, e com mais de 250 toneladas de aço, esta, que é a maior estátua com a temática equestre, foi inaugurada em 2008 e está localizada a uma hora de carro de Ulan Batar.




Os visitantes podem tomar um elevador para o deck panorâmico sobre a cabeça do cavalo e olhar pela vastidão da estepe mongol. A estátua faz parte de um parque temático planejado com unidades nômades e restaurantes que servem carne de cavalo.


Fonte Kindlifresser - "devorador de crianças"Berna - Suíça

Apesar de muitas lendas, não se sabe ao certo os significados desta estátua. Esta fonte data o ano de 1546, e é representada pela figura de um homem vestido com uma roupa vermelha e verde, comendo a cabeça de uma criança; em sua mochila, outros bebês aguardam pelo destino sombrio.




Alguns postulam que a estátua serviu como um alerta à comunidade judaica de Berna, devido ao chapéu, referência aos judeus. Outros dizem que é o titã Cronos da mitologia grega, que comeu os seus filhos para impedi-los de usurpar o trono. O mais provável, porém, é que o chafariz foi criado como uma espécie de "boogieman" para lembrar às crianças da cidade para se comportarem.


Fonte: www.underwatersculpture.com / www.homeaway.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário