quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cola é maior nos países mais corruptos

FEP

Os países onde os alunos universitários mais admitem colar nos exames são também aqueles onde o índice de corrupção é mais elevado. A associação entre corrupção no mundo real dos negócios e a fraude acadêmica está traçada num estudo efetuado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em Portugal (FEP), que avaliou 21 países, de quatro continentes. E os resultados mostram uma "forte correlação" entre as duas realidades.

Esta investigação - a de maior dimensão a nível mundial em número de países avaliados - inquiriu mais de sete mil alunos. E a questão é que se os mesmos padrões éticos prevalecem nos ambientes acadêmico e de negócios, tendo em conta que os comportamentos passados predizem o futuro.  Por isso, o exercício de associação entre a porcentagem de alunos que admite colar e medidas de corrupção, como o Índice Internacional de Transparência.


O estudo destacou uma relação significativa, marcada por duas exceções (a Argentina e a Nigéria), na associação positiva entre os níveis de cola de cada país e o índice de corrupção percebida. Assim, os países nórdicos, vistos como os menos corruptos do mundo, apresentam igualmente níveis baixos de incidência de fraude acadêmica. É o caso da Suécia e da Dinamarca, avaliadas no estudo da FEP. Também as Ilhas Britânicas e a Nova Zelândia, que pontuam baixo no índice de corrupção, apresentam porcentagens baixas de alunos que admitem colar nos exames. No topo da tabela que relaciona corrupção e fraude acadêmica surgem países como Polônia, Romênia, Brasil, Eslovênia, Espanha e França. 


ONG Transparência Internacional


Com relação à corrupção, no ano passado, a ONG Transparência Internacional divulgou o ranking dos países mais e menos corruptos do mundo. São 180 países que fazem parte do índice que mostra a percepção do grau de corrupção por empresários e analistas e vai de zero -que é considerado o máximo da corrupção -a 10 -a nota máxima da transparência. 


TOP 10:


Menos Corruptos:


1º. Dinamarca: 9.3
2º. Nova Zelândia: 9.3
3º. Cingapura: 9.3
4º. Finlândia: 9.2
5º. Suécia: 9.2
6º. Canadá: 8.9
7º. Holanda: 8.8
8º. Austrália: 8.7
9º. Suíça: 8.7
10º. Noruega: 8.6
69º. Brasil: 3.7


Mais Corruptos:


1º. Somália 1.1
2º. Mianmar 1.4
3º. Afeganistão 1.4
4º. Iraque 1.5
5º. Uzbequistão 1.6
6º. Turcomenistão 1.6
7º. Sudão 1.6
8º. Chade 1.7
9º. Burundi 1.8
10º. Guiné Equatorial 1.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário