quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os países que mais acreditam em Deus


É nas Filipinas e no Chile que estão as pessoas mais religiosas do mundo. Já  pessoas da Escandinávia e  dos países da ex URSS aparecem como os menos crentes de acordo com  um estudo americano divulgado esta semana pelo Instituto NORC, da Universidade de Chicago.. A pesquisa também destaca que quanto mais idosa, mais a pessoa acredita em Deus.

Os países onde as pessoas mais acreditam em Deus geralmente são os de forte presença católica, especialmente as nações em desenvolvimento. Além destes, aparecem Estados Unidos ( a maior população de evangélicos do mundo), Israel e Chipre.



A pesquisa foi baseada em estudos internacionais realizados em 30 países em 1991, 1998 e 2008. O resultado mostra que 94% dos filipinos "sempre" foram fiéis, seguidos pelos chilenos (88%) e americanos (81%). Nas últimas posições aparecem os alemães da antiga Alemanha Oriental (13%) e os tchecos (20%).
Segundo o estudo, os países mais ateus são os escandinavos e os que integravam o antigo bloco comunista do leste europeu (com exceção da Polônia), com as taxas mais fortes de ateus entre os moradores da antiga Alemanha Oriental (59%). A crença em Deus caiu em todas as partes, com exceção de Rússia, Eslovênia e Israel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário