domingo, 18 de agosto de 2013

Dica de cinema: Zarafa

Para quem ama filmes de animação e conhece apenas produções feitas nos EUA, Zarafa é um ótimo início para quem quer adentrar ao mundo animado fora do circuito Hollywoodiano. O filme é realizado pelos franceses Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lieé e é baseado na história real da primeira girafa enviada a França de presente ao rei francês Charles X pelo paxá egipcio Muhammad Ali. A história é contada por um ancião de uma tribo sudanesa às crianças sobre a amizade e as aventuras de Maki, um menino negro que consegue fugir de um mercador de escravos, Hassan, um nômade árabe e Zarafa (uma girafa).

O filme é belo do início ao fim. Não somente pela história, mas pelos traços desenhados de paisagens e personagens. É uma obra que se deve ter obrigação de assistir pela beleza de sua história e por mostrar o valor da vida, da amizade e da palavra. Personagens como o rei Charles X e Saint Hilaire aparecem de uma forma um tanto quanto debochadas...Mas dá-se crédito ao tom irônico em que o diretor retrata a nobreza francesa de época. Além disso, a linguagem utilizada pelos diretores para retratar a história é única.


Zarafa causou certa polêmica em seu lançamento na França, pois historiados acusaram o diretor de distorcer fatos que trouxeram Zarafa para o país. Por causa disto, o Museu de História Natural Francês criou uma exposição temporária chamada "A Verdadeira História de Zarafa", para expor sua versão da história.

Algo para se prestar a atenção nesta obra é a sutileza de como os fatos vão sendo mostrados ao espectador e o encantamento que nos deparamos ao seu fim. Chorar no término de Zarafa não é bobagem, pois a filme acaba por nos tocar de uma forma ímpar. É um filme para se assistir com toda a familia!!!


Ficha técnica

Filme: Zarafa
Ano: 2012
Direção: Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lieé

Nenhum comentário:

Postar um comentário