segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bollywood: 100 anos de cinema!

A maior indústria de cinema do planeta está comemorando seu centário em 2013: Bollywood! A Índia, atualmente, produz uma média de mil filmes por ano, em comparação com os 600 de Hollywood (EUA). Conhecido por fazer filmes que misturam cultura indiana, romance e música, Bollywood, e outras produções regionais têm enfrentado dificuldades para emplacar no mercado global, já que o cinema indiano tende ser encarado como longos números de música e dança (muitos fimes passam de 3 horas de duração...). O cinema indiano possui vários gêneros e estilos, mas o principal estilo usado é chamado masala (que remete ao tempero tipico do país que mistura inúmeras especiarias). Os filmes chamados "masala" são uma mistura de drama, romance, comédia, música e violência. 


Para quem não viu algum filme produzido pela índia, é interessante se aventurar. As produções costumam ser muito coloridas, algo muito bonito de se ver. Algumas histórias lembram as historietas mexicanas vistas nas novelas. Muitas vezes divertidos e quase beirando o esdruxulo ( para nós que não estamos acostumados), vale dar uma conferida no YouTube.  Filmes como "Você, eu e nós" de 2008 e "Meu Nome É Khan" de 2010 foram grandes sucessos de bilheteria, mas nada se compara ao filme “Dilwale Dulhania Le Jayenge”, produzido em 1995 e entrou para o livro dos recordes por ter permanecido em cartaz por mais de 15 anos. Infelizmente, é raro no Brasil conseguirmos assistir a filmes indianos, salvo por alguma Mostra. 


Este ano o Festival de Cannes, a Índia é o "país convidado" e pretende divulgar um cinema diferente. "Se você usa o termo Bollywood, ele realmente representa o tipo de filme de música e dança", afirmou o diretor Amit Kumar, que apresenta o seu "Monsoon Shootout", um suspense policial, em Cannes. "Precisamos mostrar o cinema indiano como algo mais internacional, e eu espero que nossa presença em Cannes faça o mundo se dar conta que o nosso cinema é mais do que apenas Bollywood." O filme de Kumar é um dos quatro indianos que serão apresentados em Cannes. Não há filmes indianos concorrendo nas principais categorias do festival. Para a segunda maior população da Terra, investir em cinema local é muito bom para a economia do país. E para os outros países é um campo de demanda de extrema importância.

Vale a pena pesquisar no YouTube e ver a criatividade do cinema indiano. Nada a ver com "Quem quer ser um milionário". Pode até parecer algo estranho, mas toda a cultura é estranha vista pela primeira vez. E vida longa ao cinema indiano e mundial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário