sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os mais jovens a ganhar um Oscar

Veja uma lista com os ganhadores mais jovens da estatueta dourada.
1. Shirley Temple - A mais célebre menina-prodígio do cinema fez seu primeiro filme aos três anos de idade. Em 1935, dois meses antes de completar sete anos, estabeleceu um recorde difícil de ser batido, ao receber um prêmio honorário juvenil (que foi entregue também, em outras ocasiões, a Mickey Rooney e Judy Garland) e se tornar o mais jovem ganhador de um Oscar.

2. Norman Taurog (1899-1981) - Tinha 32 anos quando recebeu o Oscar de direção pela comédia familiar "Skippy" (1931), com Jackie Cooper (que foi indicado ao Oscar de melhor ator, aos nove anos). Até hoje o mais jovem ganhador nessa categoria, Taurog voltou a ser indicado por "Com os Braços Abertos" (1938) e tem seu nome associado a filmes de Jerry Lewis e Elvis Presley.

3. Richard Dreyfuss - Estreou na TV aos 17 anos, no seriado "Karen" (1964). No cinema, fez sucessos de bilheteria como "Loucuras de Verão" (1973) e "Tubarão" (1975) antes de se tornar o mais jovem ganhador do Oscar de melhor ator, aos 30 anos, por "A Garota do Adeus" (1977). No mesmo ano, estrelou também "Contatos Imediatos do Terceiro Grau".

4. Marlee Matlin - Com seu filme de estreia, "Filhos do Silêncio" (1986), recebeu o Oscar de melhor atriz aos 21 anos -- a premiada mais jovem nessa categoria. Ela interpretou um papel que já havia feito no teatro, de uma jovem surda que se relaciona com seu professor de dicção (William Hurt). Matlin perdeu boa parte da audição quando era bebê.

5. Timothy Hutton - Fez uma ponta em cinema na infância, em "Nunca Será Tarde" (1965), e adquiriu experiência em telefilmes no fim da adolescência. Aos 20 anos, ganhou o Oscar de ator coadjuvante por "Gente Como a Gente" (1980), como o filho mais jovem de um casal (Donald Sutherland e Mary Tyler Moore) que perdeu o filho mais velho (e querido).

6. Tatum O'Neal - Filha dos atores Ryan O'Neal e Joanna Moore, ela contracenou com o pai em seu primeiro filme, "Lua de Papel" (1973), que a tornou o mais jovem ganhador de um Oscar em categoria competitiva (atriz coadjuvante): na cerimônia de entrega, em 2 de abril de 1974, estava com 10 anos. Tatum foi namorada de Michael Jackson e mulher do tenista John McEnroe.
 
7. Anna Paquin - Anna Paquin ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “O Piano” (1993) quando tinha apenas 11 anos. Hoje, ela é mais conhecida por seu personagem na Trilogia X-Men no papel da Vampira.


Quem poderá entrar para este hall de pequenas estrelas condecoradas com o Oscar é Hailee Steinfeld, de Bravura Indômita. A guria dá um show de interpretação! Tomara que ela ganhe, pois será um Oscar justo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário