terça-feira, 17 de agosto de 2010

Grêmio, nada pode ser maior

   A falsificação está em todo lugar. Marcas de perfume, dvd's, tênis e também, camisetas de times de futebol. É claro, que não é apenas uma imitação de um time qualquer. Se trata de algumas imitações ao redor do mundo do uniforme de um dos grandes times do Brasil, ou pra mim, o melhor e maior time do Brasil: Grêmio.

    No Japão há uma cópia do tricolor gaúcho fundada em 1995, ano da final contra o Ajax da Holanda em Tóquio. Os japas gostaram tanto do time gaúcho que resolveram fundar um time inspirado no Grêmio. No início, além da camiseta, o distintivo era igual, no final dos anos 90 foi redesenhado. Na Europa, mais exatamente na  Suíça, há uma imitação do manto sagrado do Grêmio. Assim como nos Estados Unidos e na Argentina. Em terras tupiniquins há exemplos como o  Jaciara e o Montes Claros.

   Não sei se existe alguma explicação para tanta imitação. Será que Valentino, Oscar de la Renta, Gucci, poderiam dar algum palpite?


  
   A camiseta com listras azuis, brancas e pretas verticais, uma vez já considerada a mais bonita do planeta é um ícone. Não apenas por ser imitada, mas pelo peso de sua história. Aliás, quem diria de um time de uma província tão distante no sul da América conquistaria o mundo como conquistou...





Nenhum comentário:

Postar um comentário