segunda-feira, 15 de março de 2010

O Segredo de Campanella

 

    Fazia algum tempo em que um filme não mexia tanto comigo. Talvez a última vez que isso aconteceu foi quando assisti a "Ensaio Sobre a Cegueira" do Fernando Meirelles. Este filme é "O Segredo dos Teus Olhos" filme dirigido por Juan José Campanella, mesmo diretor do ótimo "O Filho da Noiva" (2001). A película que acaba de ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, desbancando obras como "A Fita Branca" de Michael Haneke, consolida o Cinema Argentino como um dos mais expressivos da atualidade.

    Muitos são os adjetivos que podem ser utilizados para expressar o que nos é mostrado em pouco mais de 120 minutos de filme. Um roteiro magnífico, custurado de forma ímpar. Com grandes interpretações como a personagem de Villamil (que mais parece uma homenagem as divas do cinema dos anos 50), o papel de alcoolatra de Guillermo Francella. E, principalemente Ricardo Darín, que a cada cena dá um show de interpretação. Uma das grandes interpretações do cinema dos últimos tempos. São poucos os atores que conseguem fazer o espectador sentir o que seus personagens estão querendo transmitir naquele momento e Darín faz isso majestosamente a cada close que lhe é dado. Através de seus olhos podemos ver a alma de seu personagem.

     O "Segredo dos Teus Olhos" é um ótimo exemplo de que o cinema ainda tem muito o que contar. É um filme que não abusa de nada. Tudo é na medida certa. Sem apelação. E o melhor de tudo: sem nenhum beijo na boca!

     Vida longa a Campanella e ao cinema argentino!


O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos)
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino e Guillermo Francella
Gênero: Suspense/Policial/Drama

Um comentário: